Não deve ultrapassar a duração e temperatura prescritas pelo médico hidrologista.
Aerobanho/Hidromassagem: é uma emulsão de bolhas de ar em água termal conseguida através da insuflação de ar atmosférico que sai de pequenos orifícios do fundo da banheira.
Este tipo de tratamento vai favorecer a oxigenação dos tecidos criando uma vasodilatação cutânea.
Hidromassagem Computorizada: o Termalista é submetido a uma imersão com caracteres de massagem realizados através dos finos jactos de água termal que saem das paredes da banheira e atravessam o banho. Este tratamento favorece a descontracção muscular, tonifica os tecidos e ajuda a penetração dos oligoelementos. Aqui são massajados, de forma alternada, consoante a prescrição e programa computorizado, os membros inferiores, coluna, bacia e região escopular.
Duche Subaquático: este tipo de tratamento consiste na hidromassagem manual direccionada a determinada região ou articulação do corpo, tendo um efeito descontractuante e mobilizador do edema e activando localmente a circulação.
Este tratamento é efectuado pelo técnico de balneoterapia de acordo com a prescrição médica, durante o banho de imersão.
Duche de Jacto: este tipo de tratamento pode ser geral ou parcial, directo ou tamisado.
O efeito deste tratamento é melhorar e estimular a tonicidade muscular. Também pode ser aplicada uma técnica de duche escocês, alternando-se, deste modo, os estímulos de calor e frio.
Estufa de Vapor à Coluna: o Termalista em decúbito ventral é submetido à aplicação de calor e vapor termal na região vertebral mais dolorosa.
Massagem a Seco: consiste no conjunto de acções manuais efectuadas metodologicamente sobre o corpo do Termalista. Tem resultados de ordem terapêutica, estética, higiénica ou desportiva e pode ser geral ou local.
Diatermia: ondas curtas
Vapor aos Membros: o Termalista é submetido à aplicação de calor e vapor termal nas mãos e nos pés.